sábado, 7 de junho de 2008

Cooperação Brasil - França


Brasil e França negociam acordo de cooperação

30/05/2008 15:38:50

O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Ganem, recebeu nessa sexta-feira (30/05), em Brasília, o presidente da Agência Espacial Francesa (CNES), Yannick d` ESCATHA. Durante o encontro, eles dicutiram possibilidades de aprofundamento da cooperação existente entre os dois países. “Vamos montar uma proposta de trabalho, nesse primeiro momento, com temas de interesses do Brasil e da França e apresentá-los aos presidentes dos dois países”, afirmou Ganem.

Ficou acertada a formação de grupos de trabalho que discutirão temas de interesse dos dois países. Nos próximos dias o presidente da CNES irá enviar ao Brasil a proposta e os termos de entendimentos operacionais preliminares.

Carlos Ganem porpôs ainda que que a cooperação não representasse apenas troca de papéis, mas de experiências. “Ambicionamos construir uma ampla cooperação, incluindo trocas de especialistas onde aposentados do programa francês ou estudantes possam vir ao Brasil, por meio de bolsas científicas, para trabalharem ou concluir mestrados e doutorados em nosso país”, disse.

Para d`ESCATHA, por conta da longa cooperação entre Brasil e França, nossos engenheiros já se conhecem, mas que na sua opinião, para um acordo ser bem sucedido é necessário, sim, haver trocas de experiências. “Os especialistas precisam se conhecer e aprender a trabalhar juntos”. Ele sugeriu que assim que for concluído o acordo, as formas de intercâmbio sejam discutidas.

Fonte: AEB

Comentários: o Brasil e a França já cooperam há muitos anos na área de espaço. Desde o final da década de setenta, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) participa das missões de lançamento realizadas pela Agência Espacial Francesa (CNES) e Arianespace a partir do centro espacial de Kourou, na Guiana Francesa, com o rastreio dos foguetes Ariane 5 pelo radar de trajetografia Bearn, de origem francesa. No futuro, o CLBI também deverá rastrear as missões dos lançadores Soyuz e Vega. Os dois países também já cooperaram no desenvolvimento de um microssatélite científico, o French-Brazilian Microssatelite (FBM), projeto cancelado pela CNES em 2003 devido à restrições orçamentárias na época. Outro programa relevante que contou e ainda conta com a participação brasileira é o COROT, para pesquisa de planetas fora do sistema solar. Freqüentemente também são realizadas missões conjuntas entre a CNES e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para o lançamento de balões atmosféricos com experimentos científicos na zona equatorial.
.

Nenhum comentário: