quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Argentina

.
Comissão Espacial da Argentina anuncia no Brasil abertura de concorrência internacional para lançamento de satélite

12/08/2008 19:18:00

O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Ganem, recebeu nessa terça-feira (12/08), em Brasília, o diretor executivo da Comissão Nacional de Atividades Espaciais (Conae), da Argentina, Conrado Varotto, para tratar da cooperação entre os dois países. Estiveram presentes também diretores da Alcântara Cyclone Space (ACS).

Ganem agradeceu a visita e falou sobre os projetos do Brasil para o setor espacial, entre eles, a
operacionalização da ACS, com o primeiro lançamento de qualificação previsto para 2010. “Temos aqui uma excelente oportunidade para uma cooperação. Apresentamos um centro de lançamento com tecnologia, proximidade e localização adequada aos interesses da Argentina”, disse.

Varotto tomou conhecimento dos recentes desdobramentos do projeto de lançamento do Cyclone- 4 (foguete ucraniano que será lançado pela ACS). Ele aproveitou a oportunidade para anunciar a concorrência internacional do serviço de lançamento para o satélite SAOCOM (Radar), em futuro próximo.

Outros dois assuntos de debate foram propostos na reunião pela AEB. Um deles é a parceria em relação à produção de microsatélites e o intercâmbio de profissionais do setor espacial. Um seminário para discutir as questões entre técnicos dos dois países será realizado ainda este ano.

Satélite Argentino Brasileiro – Amanhã (13/08) será realizada uma reunião técnica para discutir o projeto do satélite de observação SABIA-Mar. O encontro será na sede do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP), com a participação da AEB, Conae e do instituto.

Fonte: AEB

Comentários: o projeto SAOCOM (Satélite Argentino de Observación Con Microondas), da Comisión Nacional de Actividades Espaciales (CONAE) prevê o desenvolvimento e construção de dois satélites de sensoriamento remoto (SAOCOM 1A e SAOCOM 1B) equipados com um sensor radar de abertura sintética (SAR, sigla em inglês) de banda L, com lançamentos previstos para 2010 e 2011, respectivamente. Ao lado dos satélites italianos Cosmo-Skymed, os SAOCOM integrarão o Sistema Ítalo-Argentino de Satélites para Gestão de Emergências (SIASGE). Convém observar que o projeto argentino de satélite-radar está em fase bem mais avançada do que o brasileiro MAPSAR, a ser desenvolvido em cooperação com a Alemanha. Uma das possíveis razões para este avanço é de natureza financeira, uma vez que novembro de 2006, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) fechou um financiamento de 50 milhões de dólares para o projeto da CONAE.
.

Nenhum comentário: