quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Teste de motor foguete no CTA

.
O Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA) realizou com sucesso ontem, 10, o teste de um motor foguete (ver nota abaixo). Para a segunda quinzena deste mês, está previsto o teste de um propulsor S 43 do Veículo Lançador de Satélites (VLS-1).

Tiro em banco de motor foguete é um sucesso

A manhã desta quarta-feira, 10 de setembro, marcou mais uma etapa de sucesso na missão do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), com o Ensaio de Queima em Banco de Provas de um motor foguete com as seguintes características: de 356 mm de diâmetro, 1800 mm de comprimento, 295 kg de propelente e tempo de queima de 25 segundos e que tem como objetivo obter as características propulsivas do motor.

O ensaio aconteceu às 11h20min, impressionando um público selecionado que esteve no Banco de Ensaios da AIE. Participaram desta platéia restrita, o Comandante do CTA, Tenente-Brigadeiro Rolla, o Major-Brigadeiro Salamone, o Brigadeiro Venâncio, o Comandante Zapico, da Marinha, o Coronel Pimentel, do Exército e a doutora Renata Furtado, da Advocacia Geral da União (AGU). Ao término do ensaio, alguns desses convidados puderam expressar sua emoção em participar deste momento único.

"Estou impressionada em participar desse ensaio tão importante para o País. É um grande incentivo para uma nação que quer ser o número 1 em tantos aspectos tecnológicos", comentou com entusiasmo a doutora Renata Furtado, procuradora federal da AGU, que está no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência.

"Parabenizo toda a equipe envolvida nesse experimento. É uma honra estar aqui e gostaria de dizer que deve ser um orgulho para o CTA estar capacitado nesse nível e com tanta segurança!" declarou o Comandante da Marinha, Eduardo Zapico.

"Também me uno ao comandante Zapico em parabenizá-los no sucesso da missão. É a primeira vez que tenho a oportunidade de participar de um ensaio como este e digo que foi impressionante!" expressou com entusiasmo o coronel Pimentel, do Exército.

Após as declarações dos convidados, o Tenente-Brigadeiro Rolla se despediu parabenizando todos os funcionários do IAE pelo sucesso desta missão.

A chefe da Divisão de Integração e Ensaios, Elizabeth Melo e Silva, considerou o ensaio um sucesso e disse que o objetivo foi atingido.

Geraldo Cesar Novaes, coordenador técnico do Ensaio, esclareceu que tudo esteve dentro do esperado e que a medição foi realizada com sucesso. " A equipe que trabalhou nesse Ensaio esteve totalmente cooperativa durante todo o trabalho e gostaria de agradecer a todos os envolvidos: pirotecnia, instrumentação, integração e ensaios, propriedades de massa e de registro." concluiu Geraldo.

Para finalizar esse momento, o diretor do IAE, coronel Pantoja declarou que um evento como este é uma maneira de se ver, na prática, o resultado da nossa missão. "Em cerca de vinte segundos temos concentrado o trabalho de muitos! O IAE está de parabéns!" concluiu o coronel Pantoja.

Fonte: IAE
.

Nenhum comentário: