domingo, 21 de setembro de 2008

Venezuela e Cuba podem se juntar ao sistema russo GLONASS

.
Na última quarta-feira (17), o diretor da agência espacial russa (Roscosmos), Anatoly Perminov anunciou que Cuba e Venezuela poderiam se juntar ao sistema de navegação por satélites GLONASS, inicialmente desenvolvido na década de oitenta para finalidades militares.

O GLONASS é o equivalente russo do Global Positioning System (GPS) norte-americano, e do europeu Galileo, atualmente em desenvolvimento. Quando concluído, o sistema russo terá 24 satélites em órbita, com cobertura global.

Segundo o que Perminov declarou à agência de notícias russa RIA Novosti, os governos de Moscou e Havana tiveram conversas preliminares sobre a possibilidade de construir um centro espacial em Cuba. Não foram divulgados maiores detalhes sobre as possibilidades de participação da Venezuela no projeto.

Até o final deste ano, deverá ser lançado ao espaço o primeiro satélite de telecomunicações venezuelano, o Venesat-1, construído pela China. O governo daquele país também já anunciou a intenção de ter um satélite de sensoriamento remoto.

A possibilidade do ingresso da Venezuela no programa GLONASS é mais um passo de Hugo Chávez no sentido de estreitar as relações com a Rússia. A Venezuela já adquiriu bilhões de dólares em equipamentos de defesa oriundos da Rússia, e recentemente foram anunciados exercícios navais conjuntos entre as marinhas dos dois países na costa venezuelana.
.

Nenhum comentário: