quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Semana de comemorações: Bandeirante, SCD-2 e CBERS 2

.
Hoje, 22 de outubro, comemora-se o 40º aniversário do primeiro vôo do avião de transporte Bandeirante, aeronave que deu origem à Embraer, atualmente a terceira maior fabricante de aviões do mundo. Curiosamente, também neste dia 22, o satélite brasileiro SCD-2, construído pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e ainda em operação, completa 10 anos em órbita. Ontem (21), foi a vez do CBERS 2 completar 5 anos de funcionamento (uma de suas três câmeras, a CCD, ainda está operacional).

Mas por que citar o Bandeirante, um projeto aeronáutico, num blog que trata de temas espaciais? O trecho abaixo, extraído do livro Asas do Brasil, de autoria do diretor de redação da revista Tecnologia & Defesa, Cosme Degenar Drumond, dá as razões:

"No momento em que os torcedores brasileiros comemoravam com um carnaval fora de época a conquista em definitivo da taça Jules Rimer, no México, o terceiro protótipo do Bandeirante ficou pronto, já incorporando as novas modificações. O primeiro vôo aconteceu no dia 26 de junho, tripulado pelo major-aviador Albano Jorge de Lima e pelo engenheiro Walter Bartels, ambos do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), que compõe a estrutura do CTA e responde pela homologação de aeronaves. O terceiro protótipo cumpriu todos os testes de vôo, ao fim dos quais foi vendido à Comissão Nacional de Atividades Espaciais (CNAE), onde passou a voar em sensoriamento remoto, a serviço do Instituto Nacional de Atividades Espaciais (INPE). Foi a primeira venda de um produto da Embraer." (Pág. 222).
.

Nenhum comentário: