terça-feira, 25 de novembro de 2008

Novidades sobre a AWFI

.
Foram entregues na última sexta-feira (22), na sede do INPE em São José dos Campos (SP) as propostas para o fornecimento da câmera Advanced Wide Field Imaging (AWFI) para o satélite de sensoriamento remoto Amazônia 1. Para relembrar o tema, leiam a nota "A vez da AWFI", postada aqui no início de outubro.

Há dois candidatos: um consórcio formado pela Equatorial Sistemas, de São José dos Campos, e pela OptoVac, de Osasco (SP); e a Opto Eletrônica, de São Carlos (SP). A Equatorial e a Opto Eletrônica já são velhas conhecidas no setor, ambas com considerável experiência em sensores orbitais de imageamento. Inclusive, trabalham juntas no desenvolvimento e construção da câmera WFI que equipará o CBERS 3, previsto para ser lançado em 2010. O "casamento" das duas empresas para o projeto do Amazônia 1, porém, não se repetiu.

A Optovac, por sua vez, é menos conhecida, mas nem por isto neófita em tecnologia espacial. A empresa tem experiência em pesquisas com o INPE na área de sensor de estrelas, astronomia, e também no setor de defesa (mísseis). É uma importante "player" brasileira no mercado de lentes especiais.

Espera-se em breve uma definição da licitação.
.

Nenhum comentário: