quinta-feira, 19 de março de 2009

Interferência em satélites militares americanos

.
PF COMBATE USO CLANDESTINO DE SATÉLITES MILITARES AMERICANOS

18/03/2009

BELO HORIZONTE /MG - A Polícia Federal deflagra nesta quarta-feira, dia 18 de março, a operação “Satélite” que visa interromper o uso ilícito de satélites militares americanos para comunicação a partir de pontos do território nacional.

A investigação contou com a participação da ANATEL que ratificou as coordenadas geográficas dos pontos indicados pelo Departamento de Defesa Americana, controlador dos satélites FLEETSAT-8 e UFO. O sistema utilizado é resultado da fabricação caseira de transceptores e antenas que trabalham na freqüência e direção dos indigitados Satélites.

Ao todo serão cumpridos 20 mandados de busca e apreensão nas cidades abaixo relacionadas que foram expedidos pela 2ª Vara Federal de Florianópolis/SC.

Os infratores identificados responderão pelo crime inscrito no artigo 183 da Lei 9472/97, a Lei Geral das Telecomunicações, e estarão sujeitos às penas que variam de 02 a 04 anos de detenção e multa.

Relação de cidades onde há cumprimento de mandados:

Minas Gerais: Caratinga (06), Uberlândia (1), Governador Valadares (2) e Ubaporanga (1)
Goiás: Goiânia (3)
Mato Grosso: Barra do Garça (1)
Tocantins: Palmas (1) e Araguaina (2)
Mato Grosso do Sul: Campo Grande (2)
Santa Catarina: São José (1)

Comentários: pelo que foi comentado na imprensa, ao que tudo indica os criminosos entravam na frequência usada pelos satélites americanos para interferir na comunicação. Não houve acesso ao conteúdo das mensagens, pois a comunicação era criptografada. Interessante observar a aparente vulnerabilidade do sistema de comunicação militar em questão. Embora os dados não tenham sido violados, o propósito do sistema (comunicação) foi prejudicado.
.

Nenhum comentário: