terça-feira, 7 de abril de 2009

Espaço na LAAD 2009

.
Entre os dias 14 e 17 de abril, acontece no Rio de Janeiro a Latin America Aero & Defence - LAAD 2009, considerada a mais importante feira dos setores de Defesa e Segurança da América Latina. O evento, que esse ano deve contar com mais de 300 expositores provenientes de mais de 30 países é tradicionalmente focado no setor de Defesa, mas nem por isso deixa de apresentar algo relacionado à tecnologia espacial, seja em seu aspecto civil ou militar.

Vários expositores demonstrarão soluções que envolvem tecnologia espacial. O grupo europeu EADS, por exemplo, anunciou em nota enviada à imprensa que apresentará o satélite de telecomunicações geoestacionário Amazonas, fornecido por sua divisão Astrium à companhia brasileira Hispamar. Muito provavelmente a EADS Astrium também promoverá algumas de suas soluções em sensoriamento remoto, como o satélite de observação terrestre adquirido pelo governo do Chile no ano passado, e muitos outros.

Outra tradicional expositora da LAAD é a Thales Alenia Space, resultado da fusão das divisões espaciais da Thales (antiga Alcatel Space) e da Alenia Spazio e Telespazio, do grupo italiano Finmeccanica. A empresa possui um amplo leque de produtos espaciais, como satélites de comunicações, de observação terrestre (óticos e SAR), científicos, dentre outros.

Embora não exista uma concorrência oficialmente aberta para a construção do Satélite Geoestacionário Brasileiro (SGB), várias vezes abordado no blog, tanto a EADS Astrium como a Thales Alenia Space (e outros interessados também) trabalham nos bastidores para garantir alguma participação no programa, o que até explica em parte a presença na feira de negócios.

A inglesa Inmarsat, provedora de serviços de telecomunicações via satélite também estará presente, e pela primeira vez. Comparece em parceria com a brasileira Arycom, que no ano passado conquistou um negócio com o Exército Brasileiro para o fornecimento de doze terminais e serviços BGAN (Broadband Global Area Network) para uso no projeto Cartografia da Amazônia.

Um grupo de expositores que impressiona pela dimensão de seus estandes é o da indústria espacial russa, reunida sob o guarda-chuva da International Association of Space Activities Participants (IASP). Ocupando um estande de mais de 180 metros quadrados, empresas como a Korolev Rocket and Space Corporation Energia, Samara Space Centre, Khrunichev State Research and Production Space Center e Lavochkin apresentarão suas "expertises" em tecnologias espaciais, notadamente na área de lançadores. Vale sempre lembrar que o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA) tem estreito programa de cooperação em propulsão líquida para foguetes com instituições e empresas russas. Algumas empresas da ex-república soviética inclusive têm obtido alguns contratos com o IAE/CTA para a prestação de serviços de consultoria, transferência de tecnologia e fornecimento de bancadas de testes. Curiosamente, a Roscosmos (agência espacial russa), que também comparece à LAAD, faria uma coletiva à imprensa no dia 14, aparentemente cancelada, sem razões conhecidas.

Empresas e instituições brasileiras também estarão presentes, como a Mectron, Aeroeletrônica e Atech, que atuam tanto nos setores Espacial como de Defesa. Uma novata na exposição será a Alcântara Cyclone Space, companhia binacional ucraniano-brasileira constituída com o propósito de comercializar e operar os serviços de lançamento do foguete Cyclone 4, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.

Lamentavelmente, os órgãos do Programa Espacial Brasileiro da esfera civil, nomeadamente a Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) não participam do evento. Apesar de se tratar de uma feira de Defesa e Segurança, fato é que uma presença, ainda que institucional, seria muito interessante. Vale lembrar que o Ministério da Defesa e os três comandos militares possuem assento no Conselho Superior da AEB, além de várias iniciativas em conjunto com as forças armadas, como o programa de lançadores, desenvolvimento de satélites, sensoriamento remoto, pesquisas aplicadas, entre outras. Por sua vez, o INPE tem o Laboratório de Integração e Testes (LIT), tido como o mais capaz em sua área no hemisfério sul, usado por várias indústrias de defesa para a realização de testes de equipamentos com finalidades militares. O INPE ignora uma boa oportunidade de promover suas capacidades e serviços para um público altamente especializado, formado inclusive por dezenas de delegações estrangeiras.

Em paralelo à LAAD 2009, acontece o II Seminário de Defesa, que contará com painéis sobre os mais variados temas, inclusive um sobre espaço, que acontece na tarde do dia 16, e de temática bem genérica: "Tecnologia Satelital Aplicada". Esse painel contará com a mediação do editor-chefe de Tecnologia & Defesa, Francisco Ferro.

Para os interessados: a revista Tecnologia & Defesa, publicação oficial nacional da LAAD 2009, fará uma cobertura, com atualizações diárias, por meio de um hot-site especialmente criado para esse propósito. Para acompanhá-la, acessem http://www.tecnodefesa.com.br/laad

Na medida do possível, também serão postadas aqui no blog notícias, informações e análises sobre o que acontecer em Espaço no decorrer da feira.
.

Nenhum comentário: