sexta-feira, 17 de abril de 2009

SpaceX lançará satélites argentinos

.
A companhia norte-americana Space Exploration Technologies (SpaceX) anunciou ontem (16) a assinatura de contrato com a Comissão Nacional de Atividades Espaciais (CONAE), órgão executor do programa espacial argentino, para o lançamento dos satélites de sensoriamento remoto SAOCOM 1A e 1B a bordo do foguete Falcon 9, em órbitas heliosíncrona. Não foram divulgadas informações quanto às datas dos lançamentos.

Os satélites da série SAOCOM serão equipados com sensores radares (SAR) que operam em banda L para aplicações civis, como o monitoramento de recursos naturais, gerenciamento de desastres e emergências. Os SAOCOM integrarão o Sistema Ítalo-Argentino para Gestão de Emergências (SIASGE), já formado pelos satélites radares italianos da série COSMO-SkyMed, que operam em banda X.

"A SpaceX está contente em ser a provedora da CONAE de serviços de lançamento das missões SAOCOM 1A e 1B", disse Elon Musk, diretor-presidente da SpaceX. "O foguete Falcon 9 está sendo desenvolvimento para os mais altos requisitos de confiabilidade e performance; nós buscamos ajudar a garantir o sucesso dos satélites SAOCOM."

O voo inicial do Falcon 9, foguete ainda não testado, deve ocorrer ainda esse ano.

A binacional ucraniano-brasileira Alcântara Cyclone Space era uma das provedoras de lançamentos espaciais que disputavam o contrato.
.

Nenhum comentário: