domingo, 7 de junho de 2009

Programa Espacial Colombiano

.
Já tratamos no blog de vários países que mantêm atividades espaciais, como o Brasil, a Argentina, o Chile, a Venezuela e o Peru. Outro país sul-americano, a Colômbia, também tem ambições nessa área, inclusive de construir um satélite próprio.

O órgão responsável por seu programa espacial é a Comisión Colombiana del Espacio (CCE), criada em julho de 2006. A CCE está a frente do “Programa de Investigación en Desarrollo Satelital y Aplicaciones en el Tema de Observación de la Tierra”, que tem como um de seus objetivos o desenvolvimento de um satélite de sensoriamento remoto, dentro de um projeto de criação de capacidade nacional para pesquisas em tecnologias e aplicações de Observação da Terra voltadas a um melhor conhecimento do território, das políticas públicas e gestão sustentável de recursos. Também participam da iniciativa outras instituições de pesquisas colombianas, como o Instituto de Hidrología, Meteorología y Estudios Ambientales (IDEAM), e o Instituto Geográfico Agustín Codazzi (IGAC), que exerce a secretaria-executiva da CCE.

O programa contempla três fases para a sua execução. A primeira consiste na estruturação do projeto e do estudo de viabilidade, aparentemente ainda não concluída; a segunda considera o desenvolvimento, construção e colocação em órbita de um satélite colombiana; e a terceira faz referência ao desenvolvimento de aplicações dos dados produzidos pelo satélite. Para a segunda fase, a CCE deverá avaliar alianças estratégicas, inclusive com atores internacionais, com o objetivo de permitir a otimização dos recursos e a sustentabilidade do projeto em longo prazo.
.

Nenhum comentário: