quinta-feira, 30 de julho de 2009

Uniespaço: Anúncio de Oportunidades 2009

.
No início da semana, a Agência Espacial Brasileira (AEB) divulgou o "Anúncio de Oportunidades 2009" do Programa Uniespaço, iniciativa que tem como objetivo integrar o setor acadêmico universitário no desenvolvimento de produtos e processos, análises e estudos de interesse para a área espacial. Para acessar o documento, clique aqui.

Nesta edição, serão disponibilizados R$ 3 milhões para serem usados ao longo de dois anos. Segundo divulgou a AEB em nota. A Agência espera receber propostas de projetos de pesquisa e/ou desenvolvimento tecnológico na áre espacial dentro dos seguintes temas: atuadores e sensores para controle de atitude de satélites artificiais; ciclo de vida em órbita de satélites artificiais; controle embarcado de satélites artificiais; materiais; radar de abertura sintética para aplicações espaciais; sensoriamento remoto; software livre para análise de missões de satélites (desktop e/ou web); e veículos espaciais. Os interessados têm até o dia 10 de setembro para o envio de propostas.

Várias instituições já desenvolveram projetos dentro do Programa Uniespaço, como a PUC/RS, o ITA, a UnB, a UFRJ, a UFPR, a USP, a UFRN, UFMG, entre outras. De acordo com informações da AEB, desde 2004, quando o programa foi reestruturado, 32 projetos foram contemplados com recursos do programa.

O Uniespaço não é o único programa de fomento voltado à Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) para o setor espacial brasileiro. A Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia também tem exercido esta função através de um programa de concessão de subvenção econômica de (recursos não-reembolsáveis). Outro fomentador é a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), que eventualmente apoia projetos aeroespaciais através do Programa Inovação Tecnológica em Pequenas Empresas (PIPE).
.

Nenhum comentário: