quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Obras da ACS em Alcântara

.
Amanhã (14), deve ser publicado nos jornais "Folha de S. Paulo" e "o Estado do Maranhão" o edital de pré-qualificação das empresas que poderão vir a construir o sítio de lançamento da Alcântara Cyclone Space (ACS), no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. Conforme informações obtidas pelo blog, este primeiro edital terá como objetivo fazer uma triagem das empresas interessadas no projeto, que terão que demonstrar suas condições para a execução das obras, de acordo com os requisitos determinados pela ACS.

Uma vez concluída esta fase, um novo edital, com maior nível de detalhamento sobre as obras de infraestrutura (plataforma de lançamento, construções civis, etc.), deverá ser publicado, provavelmente até o final deste ano.

Hoje (13), foi assinado no Palácio dos Leões, sede do governo maranhense, convênio entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Governo do Maranhão prevendo a execução de reparos na infraestrutura de acessos na estrada da cidade de Cujupe até o CLA. Segundo divulgou a AEB em nota, "serão reformados um trecho de 11 quilômetros que liga o Terminal de Cujupe à Rodovia Estadual MA-106 e outro trecho de aproximadamente 47 quilômetros na MA-106 que segue até a cidade de Alcântara." O valor total do convênio é de R$ 33 milhões.

Atualização (13/08, 18h55): agora no final da tarde, a AEB divulgou uma notícia sobre a assinatura do convênio (leiam aqui). Selecionamos dois parágrafos:

"A recuperação das estradas irá permitir o deslocamento de equipamentos e componentes para o novo sítio de lançamento da Alcântara Cyclone Space, empresa binacional Brasil-Ucrânia. O presidente da AEB salientou a importância das obras que vão garantir o lançamento do foguete Cyclone 4 em dezembro de 2010. “A oportunidade de estabelecermos parcerias entre o Governo Federal e os estados vai além da atividade espacial. Uma simples estrada poderia inviabilizar o transporte de material até o Centro”, disse Ganem.

Conforme o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Resende, a reconstrução das vias possibilitará ao CLA e ao Brasil entrarem na disputa do mercado mundial de lançamento de foguetes e satélites. O ministro também fez questão de enfatizar a permanência do Centro no estado do Maranhão."
.

Nenhum comentário: