quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Atualizações sobre o ACDH da PMM

.
Esta semana, o blog entrou em contato com o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Gilberto Câmara, e com o coordenador de Engenharia e Tecnologia Espacial, Mário Quintino, a fim de obter informações sobre o atual status da contratação do subsistema de controle de atitude e supervisão de bordo (ACDH, sigla em inglês), para a Plataforma Multimissão (PMM), fechada no início deste ano com a empresa argentina INVAP (para saber mais, leiam a postagem “Entrevista com Gilberto Câmara – Parte II”, de março deste ano).

Segundo Quintino, o INPE mantém uma equipe de até oito pessoas nas instalações da INVAP em Bariloche, envolvidas no processo de transferência de tecnologia por meio da estratégia “on job training”. Conforme a necessidade, o Instituto também envia à empresa argentina missões para tratar de pontos específicos, referentes, por exemplo, à interface do ACDH com o satélite de observação Amazônia-1, que será a primeira missão a utilizar a PMM.

De acordo com os dirigentes do INPE, o contrato segue conforme o planejado. “Em linhas gerais, a relação com a INVAP é excelente, e eles estão cumprindo todos os itens do contrato", afirmou Gilberto Câmara. "Tudo indica que a escolha da INVAP foi acertada e que finalmente saímos de um impasse que durou mais de 10 anos. Finalmente, o INPE terá todo o conhecimento necessário para fazer o ACDH dos próximos satélites do programa espacial brasileiro", completou.

"O modelo implementado, a meu ver, atenderá plenamente nossos anseios de ganho de conhecimento em todo o conteúdo da tecnologia de ACDH", destacou Quintino.
.

4 comentários:

iurikorolev disse...

Esse caso da Invap é a maior vergonha que eu vi o Inpe passar, este instituto famosos por mandar para doutorado no exterior gente que não volta gerando prejuizo para os cofres publicos.
Lá na Invap o numero de pessoas dedicados a area espacial é 5 vezes menos que a do INPE e mesmo assim é o INPE que vai pedir transferencia de controle de atitude.
E uma vergonha !!!

Brazilian Space disse...

Olá Mileski!

Tudo bem contigo amigo? Você tem alguma informação se a AEB já se decidiu pelo MAPSAR, pelo CBERS-SAR ou pelas duas opções em períodos diferentes?

Abs

Duda Falcão

Andre Mileski disse...

Nenhuma decisão ainda, Duda.

Brazilian Space disse...

Ok Mileski!

Valeu amigo.

Abs

Duda Falcão