quarta-feira, 30 de setembro de 2009

INPE: inauguração de estação do Envisat

.
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) inaugura hoje (30) a primeira estação brasileira dedicada a sensoriamento remoto marinho. A estação, localizada em Cachoeira Paulista (SP), irá receber, processar, armazenar e distribuir imagens do satélite Envisat, da Agência Espacial Europeia, que serão utilizadas para monitorar a costa brasileira.

“Esta é a primeira estação no Brasil dedicada ao sensoriamento remoto marinho. As imagens serão recebidas em tempo quase real e serão utilizadas para a detecção de poluentes na superfície do mar, para o estudo de ecossistemas e recursos naturais marinhos e, ainda, para estimar parâmetros como direção e intensidade de correntes e campo de ventos, altura de ondas, entre outros”, disse Ivan Barbosa, chefe da Divisão de Geração de Imagens do INPE, em nota distribuída pelo Instituto.

A Estação de Sensoriamento Remoto Marinho foi viabilizada por meio de convênio firmado entre o INPE, a Petrobras e a Agência Nacional do Petróleo (ANP), devendo atender especialmente demandas da estatal brasileira. Até então, a Petrobras dependia da aquisição e processamento de imagens no exterior, resultando em maior custo operacional e tempo para a obtenção das imagens.

Em janeiro deste ano, o blog já havia abordado a construção de uma estação de recepção de dados do Envisat no Brasil (ver "Brasil terá estação de recepção de dados do Envisat"), que também será pioneira na recepção de imagens geradas por sensores-radar (SAR), uma das maiores carências brasileiras em termos de sensoriamento remoto. O investimento total na nova estação foi de cerca de R$ 7 milhões.
.

Nenhum comentário: