quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Workshop sobre Radiações Ionizantes

.
IEAv promove workshop sobre Radiações Ionizantes

28-10-2009

O Instituto de Estudos Avançados (IEAv), vinculado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), promove, entre os dias 28 e 30 de outubro, o II Workshop sobre Efeitos das Radiações Ionizantes em Componentes Eletrônicos e Fotônicos de Uso Aeroespacial. A atividade ocorrerá no auditório do Parque Tecnológico da Universidade do Vale do Paraíba, em São José dos Campos (SP).

Serão realizados minicursos, ministrados por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do IEAv, além de palestras com representantes da Agência Espacial Brasileira (AEB), Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE) e Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI).

O evento tem como objetivo ampliar as discussões já iniciadas, para identificar necessidades específicas da iniciativa privada, instituições de pesquisa e agências governamentais envolvidas com o Programa Espacial Brasileiro, com a finalidade de criar novos projetos voltados para atender demandas de curto prazo. Visa também discutir a importância de uma rede de pesquisa para o desenvolvimento de componentes resistentes à radiação.

O IEAv é responsável por gerenciar o projeto de pesquisa denominado PEICE - Estudo dos Efeitos da Radiação Ionizante em Componentes Eletrônicos e Fotônicos, financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), voltado ao desenvolvimento de uma plataforma para o estudo dos efeitos da radiação ionizante em diversos tipos de componentes e dispositivos de aplicação aeroespacial. O IEAv estuda os problemas causados pela ação contínua e cumulativa das radiações, como a radiação solar, em materiais e equipamentos eletrônicos utilizados nas atividades aeroespaciais para, assim, criar medidas corretivas.

Mais informações: www.ieav.cta.br/peice/index.php

Fonte: AEB
.

Nenhum comentário: