sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Atraso na missão SAC-D/Aquarius

.
Segundo reportagem publicada no final de dezembro no web-site norte-americano Spaceflightnow.com ("Ocean-watching satellite facing delays in Argentina"), o lançamento do satélite argentino SAC-D/Aquarius pode ser adiado por aproximadamente um ano, até o início de 2011, devido a problemas em sua fabricação. A reportagem não dá detalhes sobre quais seriam estes problemas, mas cita fontes industriais não identificadas e um porta-voz do Jet Propulsion Laboratory (JPL), da National Aeronautics and Space Administration (NASA).

"Tem havido atrasos no desenvolvimento do satélite, que está sendo construído pelo parceiro da NASA na missão, a Comissão Nacional de Atividades Espaciais (CONAE), da Argentina. A NASA e a CONAE estão revisando o restante da integração e cronograma de testes do satélite, assim como o manifesto de lançamentos do centro espacial de Vandenberg para determinar uma nova data de lançamento", afirmou Alan Buis, porta-voz do JPL/NASA.

Antes de ser enviado para o centro espacial de Vandenberg, da U.S. Air Force, na Califórnia (EUA), de onde o SAC-D/Aquarius deve ser lançado por um foguete Delta II, o satélite de meio-ambiente argentino deve passar pelo Laboratório de Integração e Testes (LIT), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP), para a realização de testes finais. A expectativa era de que o satélite fosse enviado ao Brasil em março de 2010, o que não deve mais ocorrer.

Para saber mais sobre a missão SAC-D/Aquarius, acessem a postagem "SAC-D: o novo satélite argentino".
.

Nenhum comentário: