terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Licitação do Satcol: encerrada sem sucesso

.
Em novembro de 2009, postamos aqui no blog algumas atualizações sobre o projeto do primeiro satélite de telecomunicações da Colômbia, o Satcol ("Atualizações sobre o Projeto Satcol").

Embora seja notícia de mais de um mês atrás, em 1º de dezembro do ano passado, a licitação do governo colombiano para a compra de seu primeiro satélite foi declarada deserta (algo como, cancelada por não ter recebido propostas que atendessem a todos os termos do edital). Apenas um único fabricante apresentou proposta, a empresa russa Reshetnev, mas os termos oferecidos não foram considerados adequados. Toda a história e razões que levaram o governo a considerar deserta a licitação podem ser conferidos na Resolución nº 1.506, do Fondo de Tecnologías de la Información y las Comunicaciones.

É provável que a Colômbia lance nova concorrência ou opte mesmo pela contratação direta de um fabricante (é razoável de se imaginar que vários executivos de grandes fabricantes já estejam visitando os gabinetes de Bogotá com as suas ofertas), pois sua intenção de contar com um satélite de comunicações próprio permanece.

Havia certa expectativa em relação ao Satcol, pois após a finalização de sua contratação, esperava-se que a Colômbia avançasse com a sua intenção de adquirir um satélite de sensoriamento remoto ótico. De fato, já existem movimentos e discussões nesse sentido, envolvendo, inclusive, uma possível parceria com o Chile para o compartilhamento de imagens geradas por seus satélites próprios (o Chile com o seu SSOT, que deve subir ao espaço ainda em 2010, e a Colômbia com o seu a ser futuramente adquirido).

O blog continuará monitorando as novidades sobre os projetos espaciais colombianos e de outros países da América do Sul.
.

Nenhum comentário: