quarta-feira, 24 de março de 2010

Imagens COSMO-SkyMed para o SIPAM

.
Telespazio Brasil e e-GEOS em parceria com a IMAGEM, forneceram imagens Radar do sistema COSMO-SkyMed de alta e média resolução para o Sistema de Proteção da Amazônia

a Imagem, empresa brasileira do setor de sensoriamento remoto, em parceria com a e-GEOS e a Telespazio Brasil, sociedade controlada pela Telespazio Itália, (Finmeccanica / Thales), venceu o pregão eletrônico do CENSIPAM - Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM), para fornecer imagens radar do sistema COSMO-SkyMed, de alta e média resolução. O press-release, datado de 17 de março, foi divulgado hoje (24), na FIDAE 2010, em Santiago do Chile, à reportagem de Tecnologia & Defesa.

A base do acordo entre a Imagem, e-GEOS e Telespazio Brasil é de fornecer ao CENSIPAM imagens radares de satélites que garantirão a cobertura de uma superfície mínima de 1.026.000 km2 da região amazônica.

Devido às características diferenciadas e o fato de serem três satélites (o quarto será lançado durante o ano de 2010), o sistema COSMO-SkyMed é capaz de monitorar uma área extensa e com uma alta frequência de aquisição.

Este sucesso representa para a e-GEOS e Telespazio Brasil o primeiro passo de uma estratégia para entrar no mercado brasileiro de Observação da Terra. Tal estratégia prevê ainda mais a oferta de serviços de valor agregado junto a aplicações inovadoras que a e-GEOS já disponibilizou com sucesso no mercado internacional, principalmente na Europa.

Fonte: Telespazio Brasil, com alterações de Panorama Espacial.

Comentários: em julho de 2009, publicamos aqui no blog uma notícia sobre a nomeação da Telespazio Brasil como representante dos produtos COSMO-SkyMed no País ("COSMO-SkyMed no Brasil"). Também em julho de 2009, o SIPAM também adquiriu imagens-radar (SAR, sigla em inglês), só que geradas pelo satélite japonês ALOS (Advanced Land Observing Satellite).

Como já abordado em diversas ocasiões, uma das maiores carências do Programa Espacial Brasileiro, particularmente nos projetos e iniciativas relacionadas ao monitoramento da região amazônica (DETER, PRODES, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE) é a falta de um satélite dotado de sensores SAR, capazes de imagear o solo mesmo com a cobertura de nuvens.
.

Nenhum comentário: