domingo, 7 de março de 2010

"Por que só o INPE não consegue vagas?"

.
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) tem realizado nos últimos meses vários concursos para contratação de novos funcionários, de modo a suprir a sua necessidade de pessoal. Embora, em princípio, a contratação de mais pessoal para o Programa Espacial Brasileiro pareça benéfica, há quem critique o fato de algumas das contratações serem temporárias. Este é o caso, por exemplo, do Sindicato dos Servidores Públicos Federais na Área de C&T (SindCT), que em seu último informativo questionou o fato de apenas o INPE, na área de C&T, não conseguir vagas.

Sem fazer qualquer juízo de valor, reproduzimos abaixo a nota do SindCT. A questão de falta de pessoal no Programa Espacial e as soluções buscadas para a resolução deste problema serão abordadas no blog em breve de modo mais aprofundado.

"Por que só o INPE não consegue vagas?

A decisão do INPE e do MCT de contratar pessoal para o INPE através de contrato temporário, segundo o Instituto, é para suprir a necessidade de pessoal.

Se há assumidamente falta de pessoal, por que o INPE não consegue contratar novos servidores pelo RJU [nota do blog: RJU significa Regime Jurídico Único]?

A Fiocruz (RJ) acaba de conseguir autorização do Ministério do Planejamento para a realização de concurso para 700 vagas. De 2006 para cá, já são 1.834 vagas para a Fiocruz. Assim como a Fiocruz, outros órgãos, inclusive da carreira de C&T, têm conseguido vagas junto ao Governo. Só o INPE não consegue!

Falta empenho da direção do INPE e do MCT para a realização de Concurso ou há outros interesses por trás da da decisão de se contratar pessoal através de contrato temporário? Está na hora de caírem as máscaras ou de vestirem as camisas do INPE.

Defendemos a reposição de pessoal através de concurso público pelo RJU, em defesa da carreira de C&T e dos servidores públicos!"

Fonte: Rapidinha nº 2, de 4 de março de 2010, informativo do SindCT.
.

Nenhum comentário: