segunda-feira, 2 de agosto de 2010

SAC-D movimenta o LIT/INPE

.
O Laboratório de Integração e Testes (LIT), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP) está bem movimentado desde o final de junho. Toda esta movimentação se deve a chegada do SAC-D, satélite argentino de observação dos oceanos, desenvolvido pela Comisión Nacional de Actividades Espaciales (CONAE) em parceria com outros países, inclusive o Brasil.

A participação brasileira se dá justamente com a parte dos ensaios finais, a exemplo do que foi feito com a missão do SAC-C, lançado em novembro de 2000.

O SAC-D chegou às instalações do LIT/INPE no final de junho, e desde então está sendo submetido a intensos testes, realizados de segunda a sábado, e às vezes, até no domingo. Em média, são cerca de 50 profissionais trabalhando em dois turnos todos os dias (das 08h00 às 24h00). Além de técnicos brasileiros e argentinos, há uma equipe do Jet Propulsion Laboratory (JPL), da NASA, a agência espacial americana, acompanhando todos os trabalhos. Ocasionalmente, ocorrem também visitas dos responsáveis pelas cargas úteis francesa e italiana.

A previsão é de que os testes do satélite sejam concluídos em meados de dezembro, com o seu transporte para o centro espacial de Vandenberg, nos EUA, em janeiro de 2011.

Abaixo, reproduzimos uma foto do SAC-D no hall de testes do LIT, gentilmente disponibilizada por Petrônio Noronha de Souza, chefe do laboratório.

No website da CONAE, há também uma foto do satélite argentino na câmera anecóica (clique aqui para vê-la).
.

Nenhum comentário: