segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Acordo entre INPE e JAXA para imagens radar

.
INPE e JAXA assinam carta de intenções para utilização do satélite ALOS

08/11/2010

Em Tóquio, nesta segunda-feira (8/11), o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Gilberto Câmara, e Keiji Tachikawa, presidente da JAXA, a agência aeroespacial do Japão, assinaram carta de intenções para a utilização dos dados do satélite japonês ALOS, que leva a bordo o radar PALSAR, no monitoramento para REDD - Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação em Países em Desenvolvimento.

A parceria deve agregar a tecnologia japonesa – o radar que permite a observação através das nuvens – à experiência brasileira no monitoramento de florestas tropicais, que está sendo levada a outros países por meio dos cursos de capacitação técnica oferecidos pelo INPE.

O Instituto já vem utilizando os dados PALSAR em estudos na Amazônia e deve incorporar a tecnologia a seus sistemas regulares de monitoramento da região.

Além do encontro com o presidente da JAXA, o diretor do INPE cumpre em Tóquio compromissos com representantes do Ministério das Relações Exteriores do Japão para debater assuntos como mudanças climáticas e políticas espaciais.

Fonte: INPE

Comentário 1: o acordo com a agência espacial japonesa parece ser mais um esforço do INPE no sentido de dispor de imagens radar para o imageamento da Amazônia. Como o blog tem eventualmente abordado, os sistemas de monitoramento do desmatamento na região amazônica (DETER e PRODES) não dispõem de imagens SAR. Recentemente, o INPE firmou com a empresa italiana Telespazio outro acordo de cooperação visando estudos de imagens SAR para a região amazônica (veja aqui).

Comentário 2: o INPE não será a primeira entidade governamental brasileira a usar imagens do ALOS. Em julho de 2009, o Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM) adquiriu imagens do satélite japonês (veja a postagem "Imagens SAR para o SIPAM").
.

Nenhum comentário: