quarta-feira, 9 de março de 2011

TEXUS 49: Lançamento de VSB-30 em Esrange

.
Até o final deste mês, deve ocorrer o primeiro lançamento de um foguete VSB-30, desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE/DCTA), de São José dos Campos (SP), dentro do programa TEXUS, da agência espacial alemã (DLR). A janela de voo começa em 24 de março, no centro espacial de Esrange, próximo a Kiruna, no norte da Suécia.

O projeto TEXUS é um programa de foguetes de sondagem com o objetivo primário de investigar as propriedades e comportamento de materiais e substâncias químicas e biológicas em ambiente de microgravidade, algo similar ao Programa Microgravidade, da Agência Espacial Brasileira (AEB). O programa começou em 1977 e fazia uso do foguete Skylark 7, de origem britânica, já não mais fabricado. Desde 2005, os alemães utilizam o foguete de sondagem brasileiro VSB-30. As missões contam com a participação da divisão alemã da EADS Astrium, e também da Swedish Space Corporation (SSC), responsável pelas operações de lançamento, com financiamento da DLR ou da Agência Espacial Europeia (ESA).

O foguete levará a um ambiente de microgravidade (de até 6 minutos), numa altitude de até 270 km, quatro experimentos, divididos em três módulos.

Ainda este ano, entre novembro e dezembro, outro VSB-30, na missão TEXUS 48, deve ser lançado de Esrange. Em novembro de 2012, mais uma missão (TEXUS 51) está planejada. Assim, o VSB-30 vai fazendo o seu nome também na Europa.
.

Nenhum comentário: