quarta-feira, 11 de maio de 2011

CLBI: Operação Camurupim

.
CLBI realiza cronologia simulada da Operação Camurupim

10-05-2011

Foi realizada, hoje (10), no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), no Rio Grande do Norte, o treinamento operacional para o lançamento do foguete Orion V4, que faz parte da Operação Camurupim. O objetivo da simulação é treinar a equipe e fazer verificação do cumprimento do tempo previsto para cada etapa da cronologia de lançamento.

Segundo o Coordenador Geral da Operação, coronel Avandelino Santana Junior, o ensaio é necessário para que todas as interfaces que interagem na operação de lançamento (pessoal, equipamento, condições climáticas) sejam avaliadas para evitar imprevistos em um lançamento real. “A diferença entre a operação em si e a simulação cronológica é somente que o foguete não será lançado. Mas todos os outros testes serão feitos visando o sucesso da operação”, relatou.

A cronologia estava marcada para ontem (9), mas foi adiada por razões climáticas. A forte chuva que caiu na região impossibilitou a execução da simulação. A primeira tentativa de lançamento do foguete ocorrerá amanhã (11).

O tempo da cronologia simulada da operação até o instante que seria o de lançamento foi de cinco horas. O tempo estimado para duração de voo é de 320 segundos com apogeu de 105 quilômetros (os dados podem variar dependendo da elevação utilizada no lançador móvel definida de acordo com as condições climáticas).

Operação Camurupim – Durante a Operação Camurupim, que será realizada amanhã (11), será lançado foguete alemão Orion 4, equipado com carga útil tecnológica desenvolvida pela Agência Espacial Alemã (DLR, sigla em alemão) com finalidade de receber operacionalmente o Lançador Móvel de Foguetes de Sondagem, fabricado na Alemanha, que o CLBI recebeu recentemente.

Fonte: CLBI, via AEB

Atualização, 11/05/2011:

IAE realiza com sucesso a Operação Camurupim no CLBI

O foguete Orion V4 foi lançado com sucesso no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), no Rio Grande do Norte, após a primeira tentativa de lançamento, nesta quarta-feira (11). O lançamento ocorreu às às H0 14h48min55s (horário local), tendo como apogeu 99,7 km, alcance de 88,4 km e tempo de voo 5min 22s.

Na Operação Camurupim, o foguete foi equipado com carga útil tecnológica desenvolvida pela Agência Espacial Alemã (DLR), com o objetivo de receber operacionalmente o Lançador Móvel de Foguetes de Sondagem fabricado na Alemanha que o CLBI recebeu recentemente.

Os ensaios para o lançamento do veículo Orion V04 foram realizados nos dois dias anteriores, segunda (9) e terça-feira (10), com a finalidade treinar as equipes na execução das tarefas referentes à operação.

No dia 9 a Cronologia Simulada da Operação Camurupim foi interrompida no início da tarde devido a condições climáticas desfavoráveis (chuvas). No dia 10 todas as etapas foram executadas com sucesso possibilitando, assim, a verificação precisa da realização das tarefas associadas ao evento. O treinamento Operacional foi iniciado às 9 horas e encerrado às 15 horas (horário local).

Fonte: IAE/DCTA
.

Nenhum comentário: