sexta-feira, 6 de maio de 2011

Projetos de foguetes argentinos

.
A Argentina segue adiante com suas pesquisas e desenvolvimento no campo de foguetes. Uma das famílias sendo desenvolvidas é a Gradicom, de exploração atmosférica, a cargo do Instituto de Investigaciones Cientificas y Técnicas para la Defensa (CITEDEF), ligada ao Ministério da Defesa.

O lançamento do primeiro foguete Gradicom (PCX-2009) ocorreu em dezembro 2009, sendo bem sucedido, alcançando uma altitude máxima de 40 km. O artefato tinha comprimento de 4,45 m e massa total de aproximadamente 500 kg.

De acordo com informações divulgadas na imprensa argentina e que citam Eduardo Fabre, diretor do CITEDEF, no meio deste ano deve ser realizado o lançamento de uma nova versão. "Este ano estamos desenvolvendo dois foguetes: o Gradicom II, que será lançado em julho e alcançará uma altitude de 100 km; e outro com o qual esperamos chegar a 400 km, cujo lançamento está previsto para o fim do ano ou começo de 2012", disse Fabre.

Para saber mais sobre os esforços argentinos no campo de foguetes, vejam a postagem "Lançadores: Argentina quer entrar para o clube", de agosto de 2010.
.

Nenhum comentário: