domingo, 8 de maio de 2011

VRSS-1, o novo satélite venezuelano

.
Segundo a imprensa internacional, o congresso venezuelano aprovou na última quinta-feira (5) um novo programa de cooperação espacial com a China, desta vez envolvendo a construção de um satélite de observação terrestre. O novo projeto, denominado VRSS-1 [de acordo com algumas fontes, sigla de Venezuelan Remote Sensing Satellite], envolverá o Ministério da Ciência e Tecnologia, e do lado chinês, a indústria China Great Wall Industry Corporation (CGWIC). Algumas fontes citam que um contrato comercial com o fabricante chinês já teria sido assinado.

O Fundo para o Desenvolvimento Nacional da Venezuela financiará o projeto, avaliado em 140 milhões de dólares, e que possibilitará a observação e estudo do solo terrestre, assim como estudos climáticos. O programa deverá envolver algum nível de transferência tecnológica e de conhecimento, possibilitando a participação de especialistas venezuelanos no projeto, construção, integração, testes, lançamento e operação do sistema e de sua infraestrutura terrestre. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre especificações técnicas do satélite, tais como suas dimensões, sensores e suas capacidades.

Com o VRSS-1, a Venezuela amplia a cooperação espacial com a China. Seu primeiro satélite, o Venesat-1, de comunicações, foi fabricado pela CGWIC e lançado em outubro de 2008. Materializando-se mais este projeto, a China reforça a sua posição com um dos países líderes em cooperação espacial com o continente sul-americano, com projetos conjuntos envolvendo o Brasil (CBERS), Venezuela (Venesat-1 e VRSS-1), e Bolívia (Tupac Katari).
.

Nenhum comentário: