terça-feira, 7 de junho de 2011

"Desafios do Programa Espacial Brasileiro"

.
No início deste mês, a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), subordinada à Presidência da República, divulgou um documento, de 276 páginas, intitulado "Desafios do Programa Espacial Brasileiro". O material conta com diversos artigos e palestras de dirigentes e especialistas no assunto, abordando variados temas, como alternativas de financiamento, desafios estratégicos, acesso independente ao espaço, satélites e comunicações militares, recursos humanos, entre outros.

Na opinião do blog Panorama Espacial, trata-se de leitura obrigatória para aqueles que desejam conhecer e entender mais sobre o programa brasileiro. Para acessá-lo, em versão PDF (2,79 mb), clique aqui.

A publicação da SAE se soma a outras duas bastante significativas, divulgadas no ano passado, e cujas leituras cuidadosas são também recomendadas: "A Política Espacial Brasileira", elaborada pelo Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica da Câmara dos Deputados, e "Visão da AAB para o Programa Espacial Brasileiro", editada pela Associação Aeroespacial Brasileira (AAB).
.

Nenhum comentário: