quarta-feira, 27 de julho de 2011

Jobim em Alcântara

.
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, visitará amanhã (28), o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, de acordo com a sua agenda, divulgada pelo Ministério. Jobim assistirá a uma apresentação sobre as atividades do CLA, o principal sítio de lançamento do Programa Espacial Brasileiro, seguida de visita às instalações e sobrevoo.

Nos últimos anos, a infraestrutura do CLA tem sido modernizada e ampliada, como parte dos esforços para a retomada do programa VLS. Abaixo, reproduzimos uma nota sobre as modernizações, publicada na edição nº 125 da revista Tecnologia & Defesa, que está nas bancas:

"Centro de Alcântara tem infraestrutura modernizada e ampliada

Em paralelo ao desenvolvimento de foguetes pelo IAE, o Comando da Aeronáutica também tem atuado fortemente na modernização das instalações do principal sítio de lançamento brasileiro, o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. O grande marco do processo de modernização é a construção da Torre Móvel de Integração (TMI), que será usada pelo lançador VLS. A torre anterior foi destruída no trágico acidente que vitimou 21 especialistas do IAE/DCTA, em agosto de 2003, quando trabalhavam no preparo do voo do terceiro protótipo do VLS-1. A TMI foi oficialmente apresentada em julho de 2010, e a previsão é que até o segundo semestre de 2011 todos os sistemas, tais como mecanismos de proteção contra descargas elétricas, de medição da velocidade dos ventos, comunicações, entre outros, estejam instalados e a torre seja entregue para a equipe técnica do CLA e IAE/DCTA. Sua operação deve estar disponível em janeiro de 2012. A nova torre, construída pelo Consórcio Jaraguá/Lavitta, envolveu um investimento de R$ 44 milhões.

Além da TMI, o CLA também teve modernizadas a sala de controle, sistemas de radares de trajetografia e meteorologia, e casamata. A sala de controle, por exemplo, teve todos os sistemas analógicos substituídos por digitais, com comunicação feita por fibra ótica. Além disto, dispositivos de segurança, como câmeras, foram também instalados. Em breve, o centro contará ainda com um sistema ótico, dotado de telêmetro laser, em desenvolvimento pela Omnisys Engenharia, de São Bernardo do Campo (SP), para o acompanhamento de missões de lançamento. (AM)"
.

Nenhum comentário: