sábado, 30 de julho de 2011

Programa "Ciência sem Fronteiras"

.
O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), em conjunto com o Ministério da Educação, está lançando um programa de concessão de bolsas para estudantes e pesquisadores no exterior, chamado "Ciência sem Fronteiras". O objetivo é, até 2014, conceder 75 mil bolsas de estudos para graduação, doutorado, pós-doutorado e estágio em áreas estratégicas, nos campos de engenharias e ciências básicas e tecnológicas. O programa também considera a atração de cientistas brasileiros e mesmo estrangeiros que hoje estão no exterior, para realizar suas pesquisas no País. Outro aspecto interessante é a busca de uma maior participação da iniciativa privada na formação de recursos humanos, que no Brasil investe muito pouco em Pesquisa & Inovação, por meio do treinamento de especialistas e engenheiros em empresas no exterior por até 12 meses.

Dentre as áreas consideradas estratégicas, algumas relacionadas, direta ou indiretamente, com o setor espacial: Tecnologia Aeroespacial, Ciências Exatas e da Terra: Física, Química e Geociências, e Tecnologia de prevenção e migração de desastres naturais. O programa, portanto, pode ter um papel significativo na formação e/ou atração de recursos humanos para o Programa Espacial Brasileiro, um dos pontos atualmente considerados mais críticos para o seu desenvolvimento (ver o artigo "Precisa-se de engenheiros espaciais", de José Monserrat Filho).

Para saber mais sobre o "Ciência sem Fronteiras", acesse a apresentação feita pelo ministro Aloizio Mercadante (clique aqui), e também a nota distribuída pelo MCT (clique aqui).
.

Nenhum comentário: