quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Ensaios do propulsor líquido L5 no IAE/DCTA

.
RETOMADOS OS ENSAIOS DO MOTOR L5

Campo Montenegro, 06/09/2011

Desde o início de agosto, a equipe do Laboratório de Propulsão Líquida (LPL), da Divisão de Propulsão Espacial (APE), do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE/DCTA) vem realizando novamente os ensaios a quente do Motor L5, motor foguete a propelente líquido, com 5 kN de empuxo (vácuo), que funciona com oxigênio líquido e etanol.

Os ensaios de qualificação do Motor L5 haviam sido interrompidos em 2005, quando o 1º cabeçote de injeção já havia sido testado em mais de 50 tiros, tendo totalizado aproximadamente 400 segundos de queima.

Atualmente, está sendo testado um 2º cabeçote de injeção, idêntico ao anterior, possuindo 60 injetores do tipo centrífugo bipropelente, além dos 72 orifícios para refrigeração das paredes da câmara de combustão. Até o momento, esse cabeçote já foi testado por mais de 120 segundos com sucesso.

No dia 31 de agosto, foi realizado um ensaio de queima do motor para os oficiais generais do DCTA, evento que contou com a presença do Exmo Sr. Diretor-Geral do DCTA, Ten. Brig. Ar Pohlmann, Maj. Brig. Ar Alvani, Brig. Ar Wander, Brig. Eng Kasemodel e do Diretor do IAE, Brig. Eng. Pantoja. Nesta oportunidade, o Cel. Santana Jr. (Chefe da SESP), e os tecnologistas Daniel e Afonso (Chefe da APE) apresesentaram os projetos e atividades em andamento na APE, tais como o próprio Motor L5; o Motor L75, com 75 kN de empuxo, e que usa como propelentes o querosene e oxigênio líquido, e com turbobomba; e o sistema pirotécnico de separação do 1º estágio do VSISNAV.

Os ensaios do Motor L5 estão sendo realizados, também, com o apoio da Divisão de Integração e Ensaio (AIE) e da Divisão de Mecânica (AME) do IAE, com previsão de encerramento do etapa de qualificação em dezembro de 2011.

Fonte: IAE/DCTA, com edição do blog Panorama Espacial.
.

Um comentário:

O mar vivo da não existência disse...

Testado pela 1.a vez em 2005? Realmente nosso programa espacial não tem o respeito que merece.