quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Gabão terá acesso a dados do CBERS

.
Assinado acordo para recepção de dados CBERS no Gabão

Quarta-feira, 09 de Novembro de 2011

O Gabão receberá os dados do satélite CBERS-3, que será lançado pelo Brasil e China em 2012, conforme o acordo firmado entre o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Centro Chinês para Dados e Aplicações de Satélites de Recursos Terrestres (CRESDA) e a Agência Gabonesa de Estudos e Observação Espacial (AGEOS) nesta terça-feira (8/11).

O objetivo do INPE é ter uma rede de estações que cubra toda a África, permitindo que os países desse continente tenham acesso gratuito a dados de satélites. No Gabão, já está sendo construída uma estação em Libreville. Do mesmo modo, estão sendo instaladas estações no Egito e no Quênia, enquanto na África do Sul e nas Ilhas Canárias a infraestrutura para o recebimento das imagens CBERS já está completa.

Com o CBERS, Brasil e China proporcionam a países em desenvolvimento os benefícios do uso de dados orbitais. As informações geradas por satélites são imprescindíveis ao monitoramento de florestas, conservação da biodiversidade, previsão e gestão de desastres naturais, mapeamento de áreas agrícolas e do crescimento urbano, entre outras aplicações.

O diretor do INPE, Gilberto Câmara, o diretor da CRESDA, Xu Wen, e o presidente da Agência Espacial Nacional da África do Sul (SANSA), Sandile Malinga, ratificaram o acordo tripartite durante a reunião anual do Comitê de Satélites de Observação da Terra (CEOS) realizada em Lucca, Itália, entre 7 e 9 de novembro.

Democratização

Reunindo agências espaciais e organizações nacionais e internacionais, o CEOS (Committee on Earth Observation Satellites) é responsável pela coordenação global de programas espaciais civis e pelo intercâmbio de dados de satélites de observação da Terra.

Em fóruns internacionais como o CEOS, o INPE apresenta ações em prol do compartilhamento de dados para o desenvolvimento sustentável e do treinamento e infraestrutura visando a democratização dos dados espaciais.

Em 2004, por meio do INPE, o Brasil foi o primeiro país do mundo a adotar uma política de acesso livre ao permitir a distribuição gratuita pela internet dos dados do satélite sino-brasileiro CBERS.

Atualmente, o fácil acesso a informações que contribuam para o melhor entendimento das mudanças ambientais globais é preocupação do mundo todo, devido à necessidade de disponibilizar e compartilhar informações para monitoramento de níveis de carbono, perda de biodiversidade, desmatamento, recursos hídricos, temperaturas do oceano e outros indicadores críticos para a saúde do planeta e bem-estar da humanidade.

Fonte: INPE
.

Nenhum comentário: