sábado, 26 de novembro de 2011

Posições orbitais: audiência pública no Senado

.
Audiência pública debaterá novas posições de satélites para ampliar banda larga

25/11/2011 - 15h48

A política espacial brasileira será tema de audiência pública na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), na próxima quinta-feira (1º). O debate tem o intuito de discutir as licitações de posições orbitais de satélites brasileiros como forma de ampliar o alcance das novas tecnologias, principalmente a banda larga, para abranger regiões menos desenvolvidas do país como o Norte e o Nordeste. A iniciativa é dos senadores Eduardo Braga (PMDB-AM), presidente da comissão, e Gim Argello (PTB-DF).

Em 2011, o Brasil promoveu o leilão de quatro posições orbitais para satélites de comunicação, voltados principalmente para o Norte do país, garantindo a ampliação da banda larga em regiões como a Amazônia. A expectativa é de que, em 2012, novos leilões ocorram, beneficiando desta vez o Nordeste do país.

- Hoje o Brasil precisa de uma política sólida de em matéria de comunicação e a política espacial brasileira não pode ficar de fora. Também devemos discutir a estrutura da Agência Espacial Brasileira (AEB), pois não há que se permitir que tamanhas responsabilidades sejam tocadas sem a devida estrutura - explicou Eduardo Braga na justificativa do requerimento para audiência pública.

Para discutir o assunto foram convidados ao Senado o presidente da AEB, Marcos Antônio Raupp; o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Batista Rezende; e o presidente da Associação Brasileira de Empresas de Satélite (Abrasat), Manoel Almeida.

A reunião está marcada para as 9h, no Plenário 9 da Ala Alexandre Costa.

Fonte: Agência Senado (reportagem de Paola Lima).
.

Nenhum comentário: