sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Imagens COSMO-SkyMed para a Colômbia

.
Telespazio Brasil ganha dois contratos na Colômbia para monitorar áreas atingidas pelas recentes enchentes com satélites italianos COSMO-SkyMed

Bogotá, 16 de dezembro de 2011- A Telespazio Brasil, subsidiária da Telespazio (Finmeccanica/Thales), ganhou dois contratos na Colômbia, no valor de cerca de € 400 mil (R$ 960 mil), para fornecer imagens dos satélites COSMO-SkyMed ao instituto geográfico desse país sul-americano. Ao longo das últimas semanas, chuvas pesadas causaram enchentes em grandes áreas da Colômbia, levando o governo a decretar estado de emergência no país.

O Instituto Geográfico Agustín Codazzi (IGAC) confiou à Telespazio Brasil a tarefa de fazer o monitoramento por satélite das áreas que correm maior risco de inundação, contando com a ajuda de quatro satélites da constelação COSMO-SkyMed, financiados pela Agência Espacial Italiana e pelo Ministério Italiano da Defesa.

Ao longo dos próximos dez dias, a Telespazio Brasil irá garantir cobertura de satélite para uma área de aproximadamente 65 mil quilômetros quadrados. As imagens fornecidas pela Telespazio Brasil são recolhidas e processadas pela e-GEOS, uma empresa estabelecida pela Agência Espacial Italiana (20%) e pela Telespazio (80%) para vender dados da constelação COSMO-SkyMed em todo o mundo.

Este é o primeiro contrato assinado pela Telespazio Brasil para fornecer imagens COSMO-SkyMed na Colômbia – um mercado que cresce rapidamente no setor de Observação da Terra.

A Telespazio Brasil é uma subsidiária da Telespazio. Sediada no Rio de Janeiro, onde se localiza seu principal teleporto, a empresa conta ainda com escritórios regionais em São Paulo, Porto Alegre e Cuiabá. Atualmente a Telespazio Brasil é uma das principais fornecedoras do setor de telecomunicações via satélite, oferecendo uma ampla gama de soluções e serviços multimídia de altíssima tecnologia. A empresa é também ativa no setor de Observação da Terra, e comercializa os produtos da constelação de satélites COSMO-SkyMed no Brasil, representando a e-GEOS (ASI/Telespazio).

Fonte: Telespazio

Comentário: para conhecer um pouco mais sobre as aplicações das imagens geradas pela constelação COSMO-SkyMed e de outros satélites em desastres naturais, leia a reportagem "Desde o Espaço", publicada na edição n.º 126 da revista Tecnologia & Defesa.
.

Nenhum comentário: