sexta-feira, 4 de maio de 2012

Formação de engenheiros para a ACS


Formação de Recursos Humanos em Ciência e Tecnologia Aeroespacial: Projeto CNPq-UnB-DNU-ACS

O estabelecimento da empresa binacional (Brasil & Ucrânia) Alcântara Cyclone Space - ACS surgiu como iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia brasileiro e da Agência Espacial Ucraniana e empresa Yuzhnoye State Design Office – SDO com o intuito de explorar comercialmente o lançamento de satélites de médio porte a partir da base de Alcântara no Maranhão.

O corpo de engenheiros da ACS é constituído de profissionais brasileiros e ucranianos. Desta forma, a empresa julgou de grande valia que o grupo brasileiro conhecesse com mais profundidade o modus operandi dos colegas ucranianos.

Como a Ucrânia já possui um programa aeroespacial consolidado, e no caso brasileiro, apenas recentemente iniciaram-se cursos específicos de engenharia aeroespacial. O objetivo principal deste projeto é a formação de recursos humanos na área aeroespacial, em nível de mestrado (acadêmico) em programas da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (FT-UnB) em conjunto com a Dnipropetrovsk National University (DNU) da Ucrânia.

O prazo estipulado para conclusão do curso de mestrado é de 18 meses, dos quais doze são no Brasil e seis na Ucrânia. Todos os egressos têm orientadores brasileiros e co-orientadores ucranianos. O curso começou no início de 2011 e atualmente a fase de estudos na Ucrânia está em processo.

A fase de estudos no Brasil teve como meta o nivelamento em conhecimentos avançados de engenharia e a formação específica em sistemas aeroespaciais. Assim, os futuros mestres tiveram que cursar disciplinas com conteúdo matemático e técnico nas áreas analítica, experimental e numérica. Isto se fez necessário para que os estudantes conhecessem o vocabulário, especificidades e aspectos técnico-científicos do campo.

O período de seis meses estudos na Ucrânia tem como meta a experiência no que se refere a aspectos tecnológicos e culturais. Na cidade de Dnipropetrovsk, além do trabalho na DNU, os alunos têm acesso ao complexo Yuzhnoye SDO e Yuzhmash Machine Building Plant, empresas estatais que, respectivamente, projetam e fabricam foguetes e satélites ucranianos e que são a contraparte ucraniana da ACS.

Logo após a chegada a ucrânia, depois de um período de adaptação inicial e de processo de matrícula na DNU, os estudantes foram inscritos no curso de russo obrigatório para estrangeiros e apresentados formalmente ao quadro de professores coorientadores e as suas respectivas áreas de pesquisa que consistem em:

- Estimação, determinação e controle de atitude de nano-satélites lançados em órbita baixa para sensoriamento remoto;
- Projeto de estação de solo para a comunicação e rastreamento de satélites com finalidade de envio de comandos e o recebimento de telemetria e dados de sensoriamento remoto;
- Desenvolvimento de ferramentas computacionais para a simulação de escoamentos sobre geometrias de foguetes;
- Estudo de propelentes líquidos utilizados na família de foguetes Cyclone e projeto de motor foguete líquido;
- Estudo e desenvolvimento de metodologia de projeto de lançadores;
- Desenvolvimento de ferramentas computacionais para a simulação e a predição da balística interna de motores foguetes híbridos;
- Desenvolvimento de motor foguete com sistemas de propelentes pastosos aplicada a estágios superiores de veículos lançadores, a satélites e a espaçonaves;
- Estudo da dinâmica e modelagem matemática de veículos lançadores;
- Estudo de diferentes materiais para a fabricação ou proteção de bocais aplicados em motores foguetes hibridos;
- Estudo de processos de soldagem e metalurgia da soldagem aplicados a foguetes.

Quando retornarem ao Brasil os alunos farão a defesa de suas dissertações de mestrado, finalizando o programa de formação. Desta forma, os alunos estarão aptos a entrarem no quadro de funcionários da ACS, uma vez terão o conhecimento e experiência necessários ao trabalho na empresa.

Fonte: AlCântara Cyclone Space, 04/05/2012
.

Nenhum comentário: