segunda-feira, 28 de maio de 2012

Lançamento de FTB a partir de Alcântara




Centro de Lançamento de Alcântara lança foguete de treinamento

28-05-2012

Na última quinta-feira (24/5), o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) lançou mais um Foguete de Treinamento Básico (FTB). O veículo, lançado às 14h, teve como objetivo testar os meios e as equipes envolvidas com a área de operações de lançamento.

De acordo com as informações levantadas pelo sistema de telemetria durante rastreio, o veículo seguiu próximo da trajetória prevista para lançamentos deste tipo. O FTB possui 3.050 mm de comprimento, 68,3 kgf de peso total e atinge 30 km de altitude em 166 segundos de voo. O veículo pode ainda carregar 5,0 kgf de experimentos científicos.

O lançamento faz parte da Operação Águia I iniciada dia 21 de maio. Este foi o segundo veículo lançado no ano pelo Centro. A operação prossegue na próxima semana com o lançamento de mais um FTB previsto para a próxima terça-feira (29/5). Além da equipe do CLA, participam também da campanha, militares do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em um treinamento conjunto entre os dois centros de lançamento.

Foguete de Treinamento Básico (FTB)
Comprimento total: 3.050 mm
Diâmetro do veículo (calibre): 127 mm
Peso total do veículo: 68,3 kgf
Peso de propelente: 29,2 kgf
Peso reservado para experimento: 5,0 kgf
Apogeu aproximado (82°): 30 km
Tempo total de voo: 166 seg

Fonte: FAB, via AEB.

Comentário: O FTB (Foguete de Treinamento Básico) foi desenvolvido pela Avibras Aeroespacial, de São José dos Campos (SP), baseado nos foguetes do sistema militar de saturação de área ASTROS (Artillery Saturation Rocket System). Na foto acima, o lançador do FTB.
.

Nenhum comentário: