sexta-feira, 11 de maio de 2012

Leonel Perondi na direção do INPE


A reportagem de hoje (11) da Folha de S. Paulo destaca que o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marco Antonio Raupp, escolheu o pesquisador Leonel Perondi como o novo diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em substituição a Gilberto Câmara, demissionário desde agosto de 2011.

O nome de Perondi está agora em análise pela Casa Civil, como de praxe em indicações para cargos do governo. Sua indicação, aliás, confirma os rumores que circulavam nos bastidores desde dezembro de 2011, quando a lista tríplice foi entregue ao MCTI. No final de janeiro, o blog publicou: "Especula-se que um ex-vice diretor do INPE seja um deles, juntamente com o chefe de uma importante unidade (por muitos, considerada independente) do Instituto, e um pesquisador do INPE, engenheiro formado na década de setenta pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Ainda, há rumores, vindos de duas pessoas familiarizadas com o assunto, de que um dos integrantes assumiria uma diretoria da Agência Espacial Brasileira (AEB)."


De acordo com seu curriculum Lattes, Leonel Fernando Perondi é graduado em engenharia mecânica pelo ITA (1980), com mestrado pelo INPE e doutorado pela Universidade de Oxford. Entre 2001 e 2005, foi diretor substituto do INPE, tendo atuado também em projetos de engenharia e tecnologia espaciais, como o programa CBERS (gerente-geral entre 2002 e 2005). Caso sua indicação seja confirmada, o INPE muito provavelmente voltará a ter mais enfoque em projetos de engenharia de satélites, algo que, segundo alguns críticos, poderia ter sido mais efetivo na gestão de Câmara.
.

Nenhum comentário: