terça-feira, 29 de maio de 2012

Pesquisa sobre perfil de usuários do CPTEC/INPE


CPTEC/INPE lança Segunda Pesquisa sobre o Perfil dos Usuários

29/05/2012

Nesta semana, o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), convida os usuários internautas a participar da Segunda Pesquisa sobre o Perfil dos Usuários, acessível em sua homepage www.cptec.inpe.br. Pretende-se, com a pesquisa, detalhar como as empresas e o cidadão e usuário comum utilizam e se beneficiam das informações meteorológicas disponíveis em sua homepage. Além de conhecer um pouco mais a fundo o perfil de seus usuários, a pesquisa tem como intuito aperfeiçoar os serviços e produtos disponíveis em suas páginas.

A cada ano, o número de acessos ao site do CPTEC aumenta em ritmo acelerado, com pico de visitas durante a ocorrência de eventos extremos (chuvas intensas, períodos de secas, etc) e às vésperas de feriados e fins de semana. No último ano, 28.015.303 acessos foram feitos às páginas do CPTEC, que se tornou o principal meio de interação com a sociedade.

A primeira edição da pesquisa, realizada entre 2009 e 2010, permitiu conhecer melhor os usuários do CPTEC e verificar, por exemplo, a forte demanda por cursos de meteorologia voltados a diferentes áreas de atividade. Com isso, o CPTEC, a partir de 2011, iniciou uma série de cursos dedicados à agricultura, ao monitoramento da poluição do ar, à aviação e a jornalistas. Com os dados desta nova pesquisa será possível comparar o nível de satisfação do usuário em relação à primeira pesquisa.

O preenchimento da pesquisa dura cerca de 10 minutos, com questionários para pessoa física e pessoa jurídica, contendo cerca de 25 questões cada. O sigilo aos dados e informações pessoais é garantido e o acesso à pesquisa pode ser feito direto pelo link http://www.cptec.inpe.br/pesquisa2011/ além da homepage do CPTEC. O usuário que vive fora do país também poderá preencher o questionário, sendo oferecidas mais duas versões da pesquisa, em espanhol e inglês. A pesquisa ficará disponível para o preenchimento até o dia 15 de junho.

Fonte: CPTEC/INPE
.

Nenhum comentário: