domingo, 27 de maio de 2012

Venezuela: VRSS-1 será lançado em outubro


O segundo satélite venezuelano, e o primeiro de observação terrestre, deve ser lançado ao espaço no próximo mês de outubro, segundo declaração dada no último dia 24 por José Arreaza, ministro da Ciência e Tecnologia da Venezuela. "Com segurança, este ano deve estar em órbita nosso segundo satélite. O cronograma está em constante revisão, não queremos apressá-lo, pois apressar esses assuntos pode ser um risco, mas estimamos [o laçamento] para o mês de outubro, mais ou menos", declarou, conforme notícia reproduzida no website especializado Infoespacial.

O satélite se chamará Francisco Miranda, uma homenagem ao militar venezuelano do século XIX, precursor da independência da América espanhola, e é também conhecido como VRSS-1 (Venezuelan Remote Sensing Satellite). Está sendo construído pela China Great Wall Industry Corporation desde o final de 2011, ao custo "turn-key" de 140 milhões de dólares.

Para novembro, também de solo chinês, está previsto o lançamento do primeiro satélite de segunda geração da série CBERS, o CBERS 3, desenvolvido em parceria entre o Brasil e a China.
.

Nenhum comentário: