terça-feira, 24 de julho de 2012

Argentina e o Tronador II


A Argentina pretende construir um lançador de alta precisão, buscando obter acesso autônomo ao espaço, segundo reportagem publicada pelo jornal "Tiempo Argentino" e reproduzida pelo website especializado Infoespacial.com. O lançador será denominado Tronador II e está sendo desenvolvido pela empresa estatal VENG, ligada à Comissão Nacional de Atividades Espaciais (CONAE).

"Este lançador será dez vezes mais preciso que os que existem atualmente, pois terá a capacidade de colocar cada segmento em órbita com uma margem baixa de erro, de forma que todos os satélites funcionem em conjunto, como uma constelação, ainda que estejam a metros ou quilômetros de distância entre si", afirmou Juan Cruz Gallo, gerente geral e técnico da VENG.

"Atualmente, se avança na etapa de design detalhado do Tronador II, e em meados do próximo ano, a Argentina já estará lançando seu primeiro protótipo, chamado VEX1. A primeira missão de satélites da estrutura segmentada poderá acontecer em 2014", declarou o engenheiro. A expectativa é que o lançador utilize um centro espacial a ser construído em Puerto Belgrano, próximo de Bahía Blanca, ao sul da província de Buenos Aires.

Para conhecer mais sobre as ambições argentinas na área de lançadores, acessem a postagem "Lançadores: Argentina quer entrar para o clube".
.

Nenhum comentário: