terça-feira, 24 de julho de 2012

"Fusão" de AEB e INPE de volta à tona


A discussão sobre a restruturação institucional do Programa Espacial Brasileiro, que culminaria com a "fusão" entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), está de volta à tona. Rumores de bastidores dão conta de que Marco Antonio Raupp, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e ex-presidente da AEB estaria trabalhando na minuta de um ato legal (decreto ou medida provisória) que disporia sobre a subordinação do INPE à AEB - hoje, os dois órgãos estão diretamente vinculados ao MCTI. Segundo o que se comenta, a ideia é que o INPE seja transformado numa unidade de pesquisa da Agência, o que otimizaria, na visão do MCTI, a utilização de recursos humanos e orçamentários. A discussão já teria chegado à Casa Civil.

A possibilidade da restruturação, como era de esperar, já está gerando movimentos contrários. O SindCT, sindicato que representa os servidores federais da área de C&T do setor aeroespacial, organizará um debate hoje (25), no auditório do LIT/INPE, para discutir a iminente fusão entre as duas instituições.

No fundo, a discussão sobre a "fusão" envolve disputa de poder e, principalmente, autonomia na alocação de recursos, tanto orçamentários como humanos.
.

Nenhum comentário: