quarta-feira, 25 de julho de 2012

Lançamento do Cyclone 4 atrasa para 2014

.
O objetivo de realizar o lançamento do foguete ucraniano Cyclone 4 a partir do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, em 15 de novembro de 2013, não será cumprido. A informação foi dada pelo presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Braga Coelho, na última segunda-feira (23), durante a 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Agora, a previsão é que o lançamento de estreia do foguete, a ser operado pela binacional Alcântara Cyclone Space (ACS), ocorra em 2014. 

O novo atraso, que se soma a outros inúmeros desde o início do projeto, é mais um revés nos esforços ucraniano-brasileiros de "atacar" o mercado comercial de lançamentos espaciais, por alguns considerado uma "mina de ouro celeste".

A razão dada pelo dirigente para o novo atraso é a irregularidade na disponibilização de recursos destinados ao projeto. Segundo se comenta, as obras da infraestrutura necessária à operação do lançador ucraniano estariam atrasadas por conta da falta de pagamento da ACS às empreiteiras responsáveis pelas obras. “Sempre teremos dificuldades, mas usaremos nossa criatividade para encontrar alternativas que não precisam ser, exclusivamente, recursos provenientes do Tesouro Nacional”, declarou Braga Coelho.

No início do mês, o governo brasileiro aprovou um 
novo aporte de capital na ACS, no valor de R$135 milhões, recursos que devem ser usados nas obras em Alcântara.

.

Nenhum comentário: