terça-feira, 9 de outubro de 2012

Testes do satélite Amazônia-1


INPE realiza testes no modelo estrutural do Amazônia-1

Terça-feira, 09 de Outubro de 2012

Importante etapa para a qualificação do modelo estrutural do satélite Amazônia-1 foi concluída com sucesso pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). No Laboratório de Integração e Testes (LIT) do instituto, em São José dos Campos (SP), o modelo enfrentou, desde o dia 20 de setembro, uma bateria de ensaios de vibração para certificar que sua estrutura está apta a suportar os impactos do lançamento e manobras em órbita.

A partir de agora, começam as atividades para o teste acústico. Logo após, tem início a preparação para os testes térmicos no LIT/INPE, outro passo essencial para a qualificação do satélite.

O Amazônia-1é o primeiro satélite construído tendo como módulo de serviço a Plataforma Multimissão (PMM), um moderno conceito em termos de arquitetura de satélites criado pelo INPE. Nessa plataforma ficam todos os equipamentos que desempenham as funções necessárias à sobrevivência e operação de um satélite.

A PMM pode ser reproduzida para atender a vários tipos de missões espaciais. A reutilização do projeto da plataforma permite reduzir custos recorrentes na fabricação de novos satélites e também o tempo de desenvolvimento dos mesmos. Portanto, a qualificação do modelo estrutural do Amazônia-1 também beneficia os projetos de próximos satélites que serão montados a partir da PMM.

Fonte: INPE

.

Nenhum comentário: