quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Cooperação Brasil - EUA


AEB RECEBE VISITA DA EMBAIXADA DOS ESTADOS UNIDOS

Brasília, 16 de janeiro de 2013 - O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Coelho, recebeu, na terça-feira (15), o Ministro Conselheiro da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, Todd Chapman. “Foi uma visita de cortesia em agradecimento à visita da embaixada ao Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)”, conta José Raimundo.

Durante o encontro, o Conselheiro colocou a embaixada à disposição da AEB para o encaminhamento de qualquer questão relativa ao Programa Espacial Brasileiro (PEB) junto aos Estados Unidos. Chapman mencionou, ainda, o grande interesse na aproximação e alinhamento do governo americano às iniciativas e intenções do PEB. Segundo o conselheiro, várias empresas americanas que atuam na área espacial desejam vir ao Brasil para visitar as instalações e as indústrias nacionais e também discutir o desenvolvimento de ações de interesse comum.

Também participaram do encontro a conselheira da embaixada Kirsten Schulz, o funcionário de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Saúde da embaixada, Aamir Alavi, e a assessora para assuntos internacionais de AEB, Meireluce Fernandes.

Visita ao CLA – Uma comitiva composta por oito americanos esteve no CLA, em 8 de novembro do ano passado com o objetivo de conhecer in loco a hitória do centro de lançamento, os avanços e o papel do programa espacial no processo de desenvolvimento do País.

Após a visita ao CLA, a delegação se reuniu com os governadores do Maranhão e do Pará.

Fonte: AEB

Comentário: como pano de fundo da visita da delegação norte-americana ao CLA e à sede da AEB está a negociação de um novo acordo de salvaguardas tecnológicas (AST) entre o Brasil e os EUA, algo visto como essencial para que a binacional Alcântara Cyclone Space possa acessar o mercado comercial de lançamentos de satélites. 
.

Nenhum comentário: