quarta-feira, 3 de julho de 2013

Anatel e direitos de exploração de posições orbitais

.
Começou ontem (02) o período de contribuições para a proposta de edital de licitação de direitos de exploração de posições orbitais destinadas a satélites brasileiros. A proposta estará disponível no website da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pelo período de trinta dias, entidade reguladora responsável pela outorga dos direitos. O documento com informações sobre a proposta pode ser acessado clicando aqui.

O edital objeto da proposta deverá prever a licitação de quatro posições orbitais, e em relação ao último leilão, realizado em agosto de 2011, será permitida a operação de satélites exclusivamente em banda Ka, segmento que tem apresentado forte crescimento em todo o mundo.

Segundo informações divulgadas pela agência, "a Anatel concluiu que há grande demanda por provimento de capacidade de satélite para telecomunicações devido à ampliação do provimento de banda larga à população brasileira e também para atendimento das demandas relacionadas aos grandes eventos a serem realizados nos próximos anos."

Em agosto de 2011, a Anatel licitou quatro direitos, adquiridos pela Star One e pela HNS Americas Comunicações, arrecadando mais de R$254 milhões.
.

Nenhum comentário: