quinta-feira, 11 de julho de 2013

Celso Amorim fala sobre SGDC no Senado

.
O ministro da Defesa, Celso Amorim, esteve ontem (10) no Senado Federal para participar de audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. O convite foi motivado pelas denúncias de espionagem de comunicações nacionais por agências de inteligência dos Estados Unidos. O ministro também falou sobre o projeto do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas - SGDC, dando informações sobre a expectativa de conclusão do processo de seleção e colocação em órbita (32 meses após a assinatura do contrato). Abaixo, reproduzimos trecho da nota divulgada pelo Ministério:

Satélite brasileiro

O ministro da Defesa, em resposta às perguntas feitas pelos parlamentares, também tratou do projeto de construção de um satélite geoestacionário a ser colocado em órbita por um consórcio brasileiro. O projeto prevê investimentos de R$ 720 milhões. A licitação deve ser concluída no fim do mês e a assinatura do contrato está prevista para agosto deste ano. A previsão é que o satélite geoestacionário entre em funcionamento 32 meses após o contrato assinado.

Amorim afirmou que o projeto é prioridade. Ele explicou que a Defesa terá uma banda específica para comunicações militares, a chamada banda X. O ministro assinalou aos parlamentares a necessidade de o Brasil desenvolver satélites exclusivos para a defesa, além do geoestacionário em curso. “É um projeto e esses projetos custam caro, como custa também caro o Sisfron, que é uma prioridade nossa”, afirmou, fazendo referência ao sistema do Exército de monitoramento de fronteira.

Nenhum comentário: