quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Despedida do SAC-C

.
Em 15 de agosto, três meses antes de completar o seu 13º aniversário, o satélite argentino SAC-C deixou de se comunicar com seu centro de controle de missão, situado em Córdoba, na Argentina. Em 23 de agosto, a Comisión Nacional de Actividades Espaciales (CONAE) declarou a missão encerrada, "despedindo-se" oficialmente do satélite, que superou em muitos anos sua vida útil estimada inicialmente em cinco anos.

O SAC-C foi o terceiro satélite lançado pela CONAE, em 21 de novembro de 2001. Era dotado de sensores óticos para observação terrestre, tendo gerado imagens para aplicações em agricultura, hidrologia, geologia, situações de emergências, entre outras.

Vários países foram parceiros da Argentina na missão SAC-C, contribuindo com experimentos científicos e cargas úteis, dentre os quais os Estados Unidos, a Itália, a França e a Dinamarca. O Brasil, por meio do Laboratório de Integração e Testes (LIT), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), apoiou com a realização de testes ambientais previamente ao lançamento do artefato (na imagem abaixo, o satélite está sendo submetido a testes de vácuo).


Nenhum comentário: