domingo, 6 de outubro de 2013

Cooperação Brasil - Japão

.
Entre os dias 11 e 12 de novembro, acontecerá na Universidade de São Paulo (SP), na capital paulista, um evento promovido pela Universidade de Tóquio sobre o desenvolvimento de microssatélites para observação terrestre.

O interesse japonês é de colaborar com universidades e centros de pesquisa brasileiros no desenvolvimento de satélites destinados ao monitoramento de áreas agrícolas, florestais e em missões de auxílio em situações de desastres naturais e incêndios. No evento, será também apresentado o programa UNIFORM, realizado pela Universidade de Tóquio em conjunto com a Universidade de Wakayama, de apoio a programas de desenvolvimento de capacidades em observação por micro e nanossatélites tocados por outros países. Será discutida a possibilidade de inclusão de estudantes brasileiros no programa, que é financiado com recursos do Ministério da Educação e Ciência e Tecnologia japonês.

A Universidade de Tóquio já desenvolveu micro e nanossatélites, tendo lançado ao espaço dois satélites de 1 kg, e outro de 8 kg, este com um sensor ótico com resolução de 30 metros. Com o apoio do governo japonês, a universidade deve colocar em órbita no ano fiscal de 2013 outros três satélites..
.

Nenhum comentário: