sábado, 19 de outubro de 2013

Estação chinesa na Argentina

.
No final desta semana, a imprensa local argentina deu destaque ao início das obras de construção de uma estação terrena chinesa no sul do país, em Bajada del Agrio, na província de Neuquén, projeto que demandará um investimento de 300 milhões de pesos nos próximos anos. A antena deverá entrar em operação até o final de 2015.

A estação faz parte dos planos chineses de exploração interplanetária e foi viabilizada por meio de um acordo firmado entre a Comisión Nacional de Actividades Espaciales (CONAE) e a Agência Chinesa de Lançamento e Controle de Satélites (CLTC, sigla em inglês) em julho do ano passado. Como contrapartida à cessão da área para a construção da antena e de toda a infraestrutura para a sua operação por um período de 50 anos, o governo argentino terá direito à utilização de 10% da capacidade da estação.

Em dezembro de 2012, uma outra estação terrena, construída pela Agência Espacial Europeia e destinada a estudos de espaço profundo, foi inaugurada em Malargüe, na província de Mendoza.
.

Nenhum comentário: