quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

CLBI: rastreio de lançamentos do Ariane

.
BARREIRA DO INFERNO INICIA ATIVIDADES OPERACIONAIS COM RASTREIO DO VEÍCULO ARIANE

17/02/2014

No último dia 6, às 20h30, a Estação de Telemedidas do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), no Rio Grande do Norte, organização subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), realizou o rastreamento remoto de um veículo Ariane 5. A parceria do Brasil com a Agência Espacial Europeia (ESA) alcançou a expressiva marca de 199 veículos Ariane rastreados, confirmando o CLBI como peça importante do Acordo de Cooperação Internacional entre o Brasil e a agência europeia.

O Ariane 5, lançado a partir da Guiana Francesa e rastreado pelos meios de Natal (RN) colocou dois satélites em órbita de transferência geoestacionária: o ATHENA-FIDUS, satélite dedicado à transmissão de dados para os Ministérios da Defesa Francês e Italiano, como também para organizações de segurança desses países, e o ABS2, destinado a prover serviços de telecomunicação, televisão aberta e a cabo, serviços VSAT e rede de dados para o Oriente Médio, África, Ásia do Pacífico, e Comunidade de Estados Independentes / Rússia.

Fonte: CLBI, via DCTA, com edição do blog Panorama Espacial.

Nota do blog: em dezembro de 2013, o CLBI completou a marca história de 200 rastreios no âmbito do acordo entre o Brasil e a ESA, vigente desde 1977. Veja a postagem"CLBI: 200º rastreio de lançamentos da ESA".
.

Nenhum comentário: