quinta-feira, 20 de março de 2014

Espaço em destaque na FIDAE 2014

.

Entre os dias 25 e 30 de março, acontece em Santiago do Chile a tradicional Feria Internacional del Aire y del Espacio (FIDAE), considerada um dos principais eventos dos setores aeroespacial, defesa e segurança na América Latina.

Espaço será um dos segmentos abordados na exibição, com a presença confirmada de alguns dos principais fabricantes de satélites. A europeia Airbus Defence and Space, nascida da fusão da Cassidian (segurança & defesa), Airbus Military (aeronaves militares de transporte) e Astrium (espaço), apresentará seus produtos de observação terrestre e telecomunicações.

Já a franco-italiana Thales Alenia Space promoverá suas soluções em observação terrestre de alta resolução, tanto ótica como radar. Outro fabricante que mencionou satélites de sensoriamento como um de seus destaques no evento foi a Israel Aerospace Industries (IAI), que apresentará a pequena plataforma Opsat 3000.

Na FIDAE, o foco principal destes fabricantes é a futura substituição e complementação do FASat-Charlie, primeiro satélite de sensoriamento remoto do Chile, também conhecido pela sigla SSOT (Sistema Satelital de Observación Terrestre) (ilustração acima). O artefato, construído pela EADS Astrium (atual Airbus DS) foi lançado ao espaço em dezembro de 2011 e tem vida útil nominal de 5 anos. Ainda, outros países na região, como o Peru e Colômbia também têm suas pretensões internas de contar com sistemas espaciais próprios de sensoriamento remoto.

No mercado, frequentemente também é mencionado o interesse em chileno em dispor de um satélite de comunicações, seguindo o exemplo da Argentina (Arsat), Brasil (SGDC), Bolívia (Tupac Katari) e Venezuela (Venesat-1), que desenvolveram ou desenvolvem seus programas próprios.

Conferência

Paralelamente à feira de negócios, será realizada a 2ª Conferência Espacial, promovida pelo Grupo de Operaciones Espaciales e o Servicio Aerofotogramétrico da força aérea chilena, com painéis tratando do "Espaço como ferramenta de desenvolvimento" e "Informação geoespacial para a tomada de decisões".

Tecnologia & Defesa, publicação a qual o blog Panorama Espacial é vinculado estará presente e fará uma cobertura completa sobre a feira.
.

Nenhum comentário: