terça-feira, 18 de março de 2014

MCTI: posse de Campolina e despedida de Raupp

.
O novo ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Cleio Campolina Diniz, foi empossado na manhã de ontem (17) pela presidente Dilma Rousseff, em cerimônia no Palácio do Planalto. Em seu discurso, Campolina afirmou que dará sequência às atividades de seu antecessor, Marco Antonio Raupp.

A transmissão do cargo também aconteceu ontem, na parte da tarde, na sede do MCTI. Em seu discurso de despedida, Raupp fez um balanço destacando os avanços obtidos ao longo dos mais de dois anos de sua gestão. Ao menos na nota divulgada pelo MCTI, não houve referência ao setor espacial. Campolina também não fez declarações relacionadas ao setor.

Abaixo, reproduzimos os links das notas oficiais divulgadas pelo Ministério:

Novo ministro destaca missão de criar programa ousado para a ciência

“Estou certo de ter cumprido o meu dever”, diz Raupp

Para Campolina, desenvolvimento deve priorizar objetivos humanos

Apesar de não ter colhido muitos frutos, a gestão de Raupp à frente do MCTI teve aspectos positivos ao menos em termos de Política Espacial, com a reedição do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE), e também as discussões voltadas à reorganização institucional ("fusão" da AEB com o INPE). Resta saber se as ações iniciadas terão continuidade.

Analisando as ações concretas, Raupp não logrou sorte com a falha do lançador chinês Longa Marcha 4B no lançamento do CBERS 3, em dezembro do ano passado. A viabilização e contratação do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) também não pode ser creditada a ele. Com ideias arrojadas no início, o ex-ministro também não conseguiu resolver o crescente imbróglio que se tornou a binacional Alcântara Cyclone Space.
.

Nenhum comentário: